Por essa ninguém esperava, Lewis Hamilton foi parar na camisa de gigante do futebol brasileiro
O heptacampeão mundial e piloto da Mercedes na Fórmula 1, Lewis Hamilton, é um dos homenageados pelo Vasco em uma série de camisas antirracistas usadas pelo clube brasileiro neste começo de 2024 no Campeonato Carioca de futebol.
Destaque na partida contra o Sampaio Corrêa
A ação foi destaque neste domingo, em jogo ‘fora de casa’ com o Sampaio Corrêa, pela segunda rodada do torneio estadual, no Estádio Elcyr Resende, em Saquarema, cidade litorânea fluminense. A partida terminou empatada em 3 a 3.
Homenagem a outros nomes importantes
Além de Hamilton, foram homenageado nomes como Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul e ícone da luta contra o apartheid no país, e Milton Santos, geógrafo considerado um dos maiores intelectuais brasileiros do século passado.
Ação marca evento histórico
A iniciativa marca os 100 anos da Resposta Histórica, ocorrida no dia 7 de abril de 1924, quando o Vasco reagiu à pressão da federação de futebol do Rio, em 1924, pela exclusão de jogadores negros e de origem pobre do time.
Hamilton e a luta antirracista
Hamilton, por sua vez, se notabilizou pela luta antirracista no automobilismo, em que há pouca representatividade — Lewis, por exemplo, é o primeiro negro a disputar um GP de F1 em toda a história, após Willy Theodore Ribbs Jr. testar na categoria máxima do automobilismo em 1986.
Lista de personalidades homenageadas
- Luiz Gama
- Abdias do Nascimento
- Zumbi dos Palmares
- Conceição Evaristo
- Rosa Parks
- Milton Santos
- Jesse Owens
- Lewis Hamilton
- Martin L. King
- Sueli Carneiro
- Nelson Mandela