Por R$ 12,4 milhões, Sebastian Vettel fez acerto para acelerar Williams

0

Sebastian Vettel é dos grandes na história da Fórmula 1. O alemão conquistou quatro títulos mundiais pela Red Bull, teve carreira na Ferrari e desde sua aposentadoria deixou saudades nos fãs da maior categoria do automobilismo mundial.

A paixão do ex-piloto pela Fórmula 1 ficou clara com um decisão tomada pelo alemão. Vettel, assim como muitos pilotos, é amplamente conhecido por sua paixão por supercarros e já adquiriu um dos modelos mais icônicos da história da categoria.

Demonstrando seu apreço pela rica história da F1, Vettel investiu € 2 milhões (R$ 12,4 milhões) para adicionar à sua coleção particular o lendário Williams FW14B. Este foi o carro que levou Nigel Mansell ao título mundial em 1992, em uma temporada dominada pela equipe, com 10 vitórias em 16 corridas e 15 pole positions.

“O Red 5 foi algo que sempre me interessou. O carro é absolutamente icônico e, assim como eu, carrega o número 5, que é muito especial para mim”, comentou Vettel sobre a aquisição.

Ótima notícia para Gabriel Bortoleto

Uma das principais novidades no regulamento da Fórmula 1 para a temporada 2025 é a diretriz que exige a participação de novatos em sessões de Treino Livre 1 (TL1). Conforme a nova regra, cada equipe deve dedicar quatro TL1s por ano — dois para cada piloto titular — a jovens que não tenham disputado mais de duas corridas na categoria.

Curiosamente, quatro pilotos titulares em 2025 ainda se enquadram nessa definição da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), permitindo que suas equipes cumpram a regra sem precisar ceder os carros a pilotos externos.

Andrea Kimi Antonelli, Gabriel Bortoleto e Isack Hadjar, que estrearão na Fórmula 1 nesta temporada, ainda não competiram oficialmente na categoria. Isso os qualifica como novatos durante os TL1s nos GPs da Austrália e da China, permitindo que Mercedes, Sauber e Racing Bulls reduzam pela metade o impacto da nova regra. Assim, essas equipes podem cumprir dois TL1s obrigatórios com seus próprios titulares.

Já Jack Doohan, que disputou apenas o GP de Abu Dhabi de 2024 pela Alpine, também é considerado novato até o GP da Austrália de 2025. Com isso, a Alpine precisará ceder o carro para outro piloto em apenas uma sessão ao longo do restante da temporada.

Essa situação é possível porque o regulamento da FIA não exclui titulares escalados como novatos. Dessa forma, Mercedes, Sauber, Racing Bulls e Alpine podem aproveitar essa brecha, utilizando seus próprios pilotos nas primeiras sessões do ano.

Limitações para outras equipes

Por outro lado, equipes sem titulares classificados como novatos terão de planejar cuidadosamente os quatro fins de semana exigidos. O regulamento proíbe que ambos os carros sejam cedidos simultaneamente no mesmo GP, e fins de semana com corridas Sprint, que contam com apenas um treino livre, além de circuitos de rua, estão vetados para a participação de novatos, restringindo ainda mais as opções.

Haas e Red Bull, que também terão estreantes como titulares em 2025, não poderão se beneficiar dessa lacuna. Apesar de Oliver Bearman e Liam Lawson iniciarem suas primeiras temporadas completas, ambos já participaram de pelo menos dois GPs completos anteriormente, perdendo a classificação como novatos segundo a definição da FIA.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.