Possível mudança da F1 já para 2025 causa racha entre as equipes da categoria
Embora a abertura da temporada 2025 da Fórmula 1 retorne à Austrália após seis anos, a maioria das equipes rejeitou a proposta de transferir a pré-temporada para o circuito de Barcelona, na Espanha. Porém, isso não é uma unanimidade, evidenciando um racha entre as equipes. Com isso, a expectativa é que os testes coletivos ocorram em Sakhir, no Bahrein, onde o campeonato tem começado desde 2020.
A informação foi divulgada pela revista alemã Auto Motor und Sport nesta segunda-feira (17). O calendário de 2025 da categoria precisou ser ajustado devido ao Ramadã, período sagrado para os muçulmanos que ocorrerá durante todo o mês de março.
Por esse motivo, as primeiras etapas no Bahrein e na Arábia Saudita, que nos anos recentes aconteciam em março, serão realizadas apenas em abril. Isso significa que Melbourne sediará novamente a abertura da Fórmula 1.
Apenas três equipes concordam com possível mudança
Portanto, a proposta de retornar a pré-temporada para Barcelona, na Espanha, um dos circuitos favoritos das equipes devido à sua complexidade, que exige bom desempenho em downforce, freios, e também possui trechos de alta velocidade, foi apoiada por apenas três equipes do grid: Red Bull, RB e Sauber.
A logística também seria um ponto positivo, com custos de transporte mais baixos – a publicação menciona uma economia de € 800 mil (R$ 4,6 milhões na cotação atual) por equipe. No entanto, a maioria ainda prefere manter os testes no Bahrein.
Apesar do clima estável, Melbourne também não é viável devido ao seu circuito de rua, que não pode ser aberto duas semanas antes da corrida. Além disso, o traçado pouco representativo e a distância da Austrália às fábricas na Europa complicariam o fornecimento de peças de reposição.
A definição dos testes de pré-temporada da Fórmula 1 para 2025 ainda não está completamente decidida. De acordo com a AmuS, a votação final ocorrerá na próxima reunião da Comissão de Fórmula 1, mas as datas já foram estabelecidas: serão três dias de testes coletivos de 26 a 28 de fevereiro.