Problema no carro da Mercedes surgiu nos testes da Fórmula 1 no Bahrein
Nesta semana começaram os testes da Fórmula 1 para a temporada 2025. Destaque para o brasileiro Gabriel Bortoleto, Lewis Hamilton na Ferrari e novos carros apresentados por algumas escuderias. No entanto, nem tudo foi comemoração.
O W16 da Mercedes sofreu danos no duto embutido no assoalho do veículo. Pouco se sabe sobre a finalidade do duto, ao que pareça ele fornece suporte para resfriar o carro. O duto resolve – ou tenta resolver – um problema recorrente na Mercedes: o calor do assento.
Em Monza, na temporada passada, Lewis Hamilton, então piloto da escuderia comentava que era como “como estar sentado na sauna sem shorts”. A equipe procurou resolver o problema, porém alguns dutos de resfriamentos comprometiam o desempenho aerodinâmico do carro.
O engenheiro britânico Andrew Shovlin chegou a falar sobre o ocorrido: “O assento e o carro estão sempre muito quentes e há muito calor gerado pela unidade de potência que você está tentando dissipar”. De acordo com ele, “tem muitas caixas eletrônicas e geram sua própria temperatura, então você está tentando perdê-la da cabine”.
Novo carro da Mercedes tenta corrigir erros passados
Na primeira semana de testes foi possível observar que o novo W16 contém mudanças consideráveis em relação ao W15. Apesar do carro antigo ter ganho inúmeras corridas à frente de concorrentes, pouco incomodou no campeonato de construtores.
Assim, o W16 possui mudanças que devem transformar a escuderia nesta temporada, como:
- Bico inclinado e esculpido que se estende para a frente;
- Asa dianteira com formato de colher no centro;
- Terceiro e o quarto elementos têm corda curta;
- Arranjo de suspensão dianteira com push-rod;
- Sidepods que apresentam uma sobreasa de entrada totalmente integrada.
Apesar do calor enfrentado dentro do veículo cujo problema se estende até a temporada atual. Vale a pena esperar para ver as novidades e mudanças propostas na Mercedes.