Punição é aplicada pela FIA: Resultado do GP de Miami foi alterado?
No último domingo (5) aconteceu a corrida principal do Grande Prêmio de Miami, a sexta da temporada e a segunda com o formato sprint presente. Por conta de um safety car, Lando Norris conseguiu assegurar a vitória, a sua primeira na Fórmula 1. Max Verstappen, que dominou as outras sessões, não conseguiu se aproximar do britânico e ficou na segunda posição. Charles Leclerc fechou o pódio.
Algumas horas depois da bandeira quadriculada, uma punição divulgada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) pegou todos de surpresa. Após a análise dos comissários da corrida, Carlos Sainz foi punido com o acréscimo de cinco segundos em seu tempo de prova, por conta de uma batida na McLaren de Oscar Piastri. Com essa decisão, o espanhol perdeu a quarta colocação e caiu para quinto. Sergio Pérez herdou o seu lugar.
GP de Miami não foi a primeira vez em que Carlos Sainz teve seu resultado de corrida alterado após a bandeira quadriculada
Carlos Sainz já viveu uma experiência semelhante a essa no Grande Prêmio do Brasil de 2019. Ainda com a McLaren, o espanhol fazia uma corrida de recuperação e conseguia escalar o grid. Nas últimas voltas, quando estava na quinta colocação, Lewis Hamilton acabou colidindo com Alexander Albon, que ainda estava na Red bull. o piloto da Mercedes terminou a prova em terceiro e Sainz em quarto.
Horas depois do pódio, com o Circuito de Interlagos pronto para ser fechado, os comissários da FIA revelaram que Hamilton havia sofrido uma punição por conta do contato, que acabou com a prova de Albon. Assim, Sainz assumiu a terceira colocação, o que marcou o seu primeiro pódio na Fórmula 1. Inclusive, ao saber da notícia, todos os funcionários da McLaren foram até o pódio para poder comemorar o resultado.