Qual é a REAL velocidade máxima do atual Safety Car usado na Fórmula 1?
Responsável por controlar os carros quando existe um acidente com destroços de carro na pista, o safety car já foi criticado muitas vezes pelos pilotos por conta de sua velocidade dentro da pista. Para conseguir segurar a potência de carros da categoria, por muitas vezes os carros tinham que arrumar artifícios para manter os seus pneus aquecidos, até que o carro de segurança entrasse nos boxes para ser recolhido.
Mesmo que na transmissão um safety car pareça bastante lento, a realidade é bem diferente quando comparado com os modelos de carro esportivo. Para esta temporada, a Fórmula 1 tem parceria com a Aston Martin para utilizar seus modelos de carros de luxo esportivo, sendo que atualmente é usado o Aston Martin Vantage. Além disso, a categoria também conta com a presença de um modelo Mercedes GT Black Series em algumas corridas.
Modelo utilizado como Safety Car pode alcançar velocidade assustadora
O Aston Martin Vantage possui um poderoso motor V8 4.0 biturbo de 665 cavalos de potência, que é superior do que o modelo de 2023. Com 81,6 kgmf de torque, o bólido da montadora inglesa pode chegar até 100 km em apenas 3,4 segundos. Já a velocidade máxima que pode atingir 325 km/h, com oito marchas que são trocadas de forma automática.
Porém, o modelo que é utilizado dentro da Fórmula 1 é diferente do que a Aston Martin comercializa para seus clientes. O modificado para ser utilizado como safety car conta com uma asa traseira, instalada para gerar mais downforce, uma barra de luzes que é feita de acordo com o perfil aerodinâmico do carro usado e outros sistemas eletrônicos desenvolvido pea Federação Internacional do Automobilismo (FIA).