Quantas vitórias o Brasil conquistou ao longo da história nas 24h de Le Mans?
Ao longo de quase 90 anos de história nas 24 Horas de Le Mans, o automobilismo brasileiro deixou uma marca significativa na corrida de endurance mais famosa do mundo. Desde sua estreia em 1935, o Brasil contou com a participação de 35 pilotos, variando de jovens promessas a campeões mundiais.
A maioria desses competidores foi contratada por fábricas e equipes para disputar a vitória, ao invés de serem gentleman drivers que pagam por uma vaga em equipes menos financiadas. Esse grupo já conquistou o primeiro lugar em oito categorias diferentes e alcançou o pódio geral em outras oito ocasiões.
Edição 2024 acontece neste fim de semana
Neste sábado (15), a partir das 11h (horário de Brasília), a 92ª edição das 24 Horas de Le Mans contará com seis pilotos brasileiros, três deles buscando a vitória na classificação geral e na principal categoria, a Hypercar. Este feito ainda é inédito para o Brasil. Entre os competidores, dois farão sua estreia na icônica prova.
A corrida no circuito de La Sarthe, com mais de 13 km de extensão, será a quarta etapa do Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC) de 2024 e antecede a Rolex 6 Horas de São Paulo, marcada para 14 de julho em Interlagos, cujos ingressos já estão à venda.
Brasileiros em Le Mans
Entre os brasileiros, Daniel Serra é o nome mais vitorioso. O tricampeão da Stock Car Pro Series já venceu duas vezes na classe LMGTE-Pro: em 2017, pela Aston Martin, e em 2019, pela Ferrari da equipe AF Corse.
Outro paulista, Luiz Felipe ‘Pipo’ Derani, que foi segundo colocado na LMGTE-Pro em 2017 com um Ford GT, se tornará o segundo brasileiro com mais participações em Le Mans, competindo pela nona vez, e terá o estreante Felipe Drugovich como companheiro de equipe. Apenas Thomas Erdos, com 13 participações e duas vitórias na LMP2 (2005 e 2006), tem mais largadas.
Nicolas Costa, do Rio de Janeiro, fará sua estreia em Le Mans pilotando um McLaren 720S Evo LMGT3 da equipe United Autosports. Aos 32 anos, o campeão brasileiro da Porsche Carrera Cup em 2023 competirá em sua segunda corrida de 24 horas na carreira.
Felipe Nasr, com experiência na Fórmula 1 e sucesso no endurance, especialmente no IMSA, competirá pela quarta vez em Le Mans, integrando a tripulação do Hypercar Porsche 963 da Porsche Penske Motorsport. Na classe LMGT3, Augusto Farfus retorna à prova após uma ausência de quatro anos.
Desde a estreia de Bernardo Souza Dantas em 1935, o melhor resultado de um brasileiro na classificação geral das 24 Horas de Le Mans foi o segundo lugar, conquistado por José Carlos Pace (Ferrari, 1973), Raul Boesel (Jaguar, 1991), Lucas Di Grassi (Audi, 2014) e Bruno Senna (LMP1, 2020). Lucas Di Grassi é o brasileiro mais bem-sucedido na categoria principal, com três pódios (2013, 2014 e 2016).
Neste sábado, três brasileiros têm a chance de conquistar uma vitória inédita na classificação geral para o Brasil. Além de Pipo Derani e Felipe Drugovich, que correrão juntos com o Cadillac #311 da Whelen Cadillac Racing, Felipe Nasr competirá com o Porsche 963 da Porsche Penske Motorsport.