Quantos cavalos de potência tem o atual Safety Car da Fórmula 1?
O Safety Car é um dos carros mais importantes para o mundo da Fórmula 1, já que ele é responsável por trazer segurança e controle dentro da pista, em caso de situações inseguras e de acidentes que acontecem durante a corrida. A primeira vez que esse tipo de carro foi utilizado na principal categoria do automobilismo mundial foi em 1973, no Grande Prêmio do Canadá. Desde então, o modelo está presente na competição.
Porém, o Safety Car não traz muitas alegrias aos pilotos que estão na pista e precisam ficar atrás do modelo que controla o pelotão. A principal reclamação está com relação a velocidade em que ele anda na pista, sendo que os pilotos precisam manter os pneus aquecidos para a relargada. Mesmo que para o espectador, o carro de segurança pareça lento, na realidade ele possui um motor com mais de 600 cv de potência e que alcança mais de 300 km/h
Safety Car da Fórmula 1 pode alcançar mais de 300 km/h dentro das pistas
Para esta temporada, a diretoria da Fórmula 1 optou por fechar um acordo com a Aston Martin para usar um dos modelos fabricados pela marca. O escolhido foi o Aston Martin Vantage. O modelo esportivo da marca conta com uma unidade de potência V8 e que pode alcançar 665cv de potência. O modelo utilizado neste ano conta com 115cv a mais do que a versão fabricada no ano passado. O vantage pode sair de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos.
O Aston Martin Vantage não é o único modelo que é utilizado pela Federação Internacional do Automobilismo (FIA) como carro de segurança. A Mercedes-AMG GT Black Series também é usado, em algumas provas, como carro de segurança.