Quem é o único piloto da história campeão da F1 e MotoGP?
Conquistar um Mundial de Pilotos, independente da categoria, é considerado algo muito raro, já que isso obriga o piloto a ter um bom equipamento em suas mãos, além de depender do trabalho dos outros e, as vezes, de sua sorte. Conqusitar títulos seguidos e construir uma certa hegemonia é quase impossível, o que torna um feito gigante de ser conquistado. Recentemente, é a vez de Max Verstappen fazer seu reinado.
Porém, algo praticamente impossível de ser feito é conseguir vencer títulos de categorias totalmente diferentes, com ganhar na Fórmula 1 na MotoGP, considerada as maiores competições do automobilismo e da motovelocidade, respectivamente. Até os dias de hoje, somente um nome conseguiu conquistar o título das duas categorias: John Surtees.
Até os dias de hoje, somente um piloto conseguiu conquistar um título da F1 e da MotoGP
No dia 11 de fevereiro de 1934, nascia John Surtees, uma das grandes lendas do automobilismo e do motociclismo. Ele começou no motociclismo e por lá demonstrou uma grande qualidade dentro das pistas. Por conta disso, ele conseguiu conquistar quatro títulos na principal categoria, as 500cc, atualmente conhecida como MotoGP, nos anos de 1956, 1958, 1959 e 1960.
Depois de um tremendo sucesso nessa categoria, John resolveu se arriscar na Fórmula 1. No ano de 1964, quando correu pela Ferrari e a North American Racing Team, ele conseguiu conquistar o seu primeiro e único título da categoria. Com isso, ele se tornou o único nome na história a ter conquistado esses títulos. John Surtees faleceu no ano de 2017, aos 83 anos.