Quem foi o primeiro piloto profissional do Brasil?
O Brasil foi um dos maiores países do automobilismo por anos, onde contou com várias lendas nas pistas. Entre aqueles que são considerados as maiores lendas da categoria, está Ayrton Senna que conseguiu conquistar três títulos mundiais da Fórmula 1, que é uma dass categorias mais importantes do esporte. Porém, até que o país conseguisse ter grande prestígio no esporte a motor, uma pessoa precisou dar o primeiro passo para isso.
Bird Clemente, considerado uma das maiores lendas do automobilismo brasileiro, foi o primeiro piloto profissional nascido no país. No início dos anos de 1960, ele virou o primeiro brasileiro a ser pago para poder competir em uma competição do esporte a motor. Isso aconteceu na equipe Vemag, que era comandada por Jorge Lettry.
Bird Clemente se tornou o primeiro piloto profissional do Brasil mas nunca pisou na Fórmula 1
Bird Clemente participou de várias competições no Brasil e ao redor do mundo, em uma época em que o automobilismo já estava se tornando profissional. Anos mais tarde de ter feito parte da Vemag, ele foi convidado para fazer parte de uma das equipes mais lendárias do automobilismo brasileiro, a equipe Willys que contava com outros gigantescos nomes do esporte.
Wilsinho Fittipaldi, Luiz Pereira Bueno e José Carlos Pace foram alguns nomes importantes do automobilismo brasileiro e que integraram a equipe. A revista inglesa “Autosports” elegeu Bird Clemente como um dos 50 maiores pilotos do mundo que não chegaram a pisar na Fórmula 1. Infelizmente, em outubro do ano passado Clemente veio a falecer.