Red Bull bate na porta da FIA para ter na pista “novo” Verstappen
A Red Bull está se movimentando para garantir que Arvid Lindblad esteja apto a competir na Fórmula 1 o quanto antes. Helmut Marko, consultor da equipe, revelou que o time solicitou à Federação Internacional de Automobilismo (FIA) uma exceção para que o jovem britânico receba a superlicença antes de completar 18 anos – o que só acontecerá em 8 de agosto.
Após anunciar um programa especial de testes para 2025, a Red Bull colocou Lindblad na Fórmula Regional da Oceania (FROCA) no início do ano. O piloto conquistou o título da categoria e, com isso, alcançou os 40 pontos exigidos para a superlicença. No entanto, ainda não tem idade suficiente para competir na F1.
FIA fez mudança no regulamento permitindo “brecha”
No último ano, a FIA alterou o regulamento permitindo que equipes solicitem exceções para casos como esse, inclusive para a participação de jovens pilotos em treinos livres. A mudança foi motivada pela Mercedes, que enfrentava situação semelhante com Andrea Kimi Antonelli.
Em entrevista à Auto Motor und Sport, Marko explicou o pedido da Red Bull e a estratégia da equipe caso precise de um substituto para Verstappen, Lawson, Hadjar ou Tsunoda:
“Temos Ayumu Iwasa como piloto reserva. Lindblad já tem os pontos necessários para a superlicença e também completou um teste de 300 km com um carro de F1 em Ímola, então ele poderia teoricamente assumir [um dos carros]. Mas ele só fará 18 anos em agosto, por isso estamos solicitando à FIA uma isenção para a superlicença”, afirmou.
Marko também destacou que Antonelli recebeu a mesma permissão e, por isso, acredita que Lindblad deve ter o mesmo tratamento:
“Não vemos motivo para que a regra não se aplique a Lindblad. Assim, teríamos dois pilotos de reserva disponíveis.”