Red Bull está pronta para fornecer motores para outras equipes da F1? Confirmado!
A Red Bull teve um grande sucessso recente com os motores da Honda, onde em 2021, 2022 e 2023 conquistou o Mundial de Pilotos com Max Verstappen. Em 2022 e 2023, a equipe conseguiu vencer o título de construtores. Porém, após o sucesso estrondoso entre essa parceria, a Red Bull já tem uma data certa para deixar de usar a tecnologia desenvolvida pela montadora nipônica. Em 2026, eles irão fabricar as suas própias unidades de potência.
A equipe trabalha em parceria com a Ford para o desenvolvimento de sua unidade de potência para a temporada que promete trazer uma nova revolução à categoria. Porém, com essas mudanças, a equipe austríaca também pode viver um momento totalmente diferente na categoria. Em entrevista concedida recentemente, o chefe da RB Christian Horner admite poder fornecer motores para outras equipes, além da Racing Bulls.
“Já recebemos contatos, algumas equipes estão sondando quem terá o motor mais competitivo. Mas nosso foco neste momento está nos dois times da Red Bull, porque queremos aprender a andar antes de pensar em correr. Se algo surgir depois, estamos abertos ao parceiro certo. Com as instalações que temos, podemos fornecer quatro equipes com motores. Em termos de suprimento, não seria um problema.”, afirmou Horner.
Com chances da Red Bull fornercer motores, Christian Horner relembra antigo chefa da Renault
Ainda, durante sua entrevista, Christian Horner comentou sobre os preços impostos pela Federação Internacional do Automobilismo (FIA) para fornecer motores para outras equipes e ainda relembrou o antigo chefe da Renault, Cyril Abiteboul.
“Com os preços cobrados pela FIA, fornecer um motor a uma cliente seria ter uma perda [financeira]. Quase sinto simpatia por Cyril”, afirmou Horner.