Relembre pilotos da F1 que já se enfrentaram fora das pistas nas Olimpíadas
É bastante incomum encontrar atletas que são habilidosos o suficiente para competir nas principais competições globais em duas modalidades diferentes. No entanto, dois nomes dos primeiros dias da Fórmula 1 demonstram que isso é viável.
Esses nomes foram o tailandês Birabongse Bhanudej, conhecido como “Príncipe Bira”, e o argentino Roberto Mieres, que não apenas foram rivais nas pistas, mas também competiram juntos nos Jogos Olímpicos de 1960 em Roma, na vela.
Pilotos sem grande sucesso na Fórmula 1
Nenhum dos dois pilotos teve muito sucesso nem na Fórmula 1 nem na vela. Bira competiu em 19 Grandes Prêmios de F1 entre 1950 e 1954, conquistando dois quartos lugares como melhores resultados: no GP da Suíça de 1950, em Bremgarten, e no GP da França de 1954, em Reims.
Já Mieres teve 17 largadas na F1 entre 1953 e 1955, alcançando também três quartos lugares como melhores resultados: nos GPs da Suíça e da Espanha de 1954, em Bremgarten e Pedralbes, respectivamente, e no GP da Holanda de 1955, em Zandvoort.
Poucos encontros nas pistas
Bira e Mieres competiram diretamente na Fórmula 1 em apenas cinco Grandes Prêmios. No primeiro encontro, ambos abandonaram a corrida no GP da França de 1953, em Reims. Mieres terminou à frente em duas ocasiões: em Monza, Itália, em 1953, e em Silverstone, Inglaterra, em 1954. Já Bira superou seu rival na Argentina (Buenos Aires) e na Bélgica (Spa), ambos em 1954.
Além de suas carreiras no automobilismo, onde Bira também participou duas vezes das 24 Horas de Le Mans, ele foi atleta olímpico representando a Tailândia na vela em quatro ocasiões: Melbourne 1956, Roma 1960, Tóquio 1964 e Munique 1972. Em sua segunda participação, ele competiu contra Mieres, seu rival dos tempos da F1.
Duelo nas Olimpíadas
Ambos competiram na classe Star, a mesma que anos mais tarde veria nomes brasileiros como Torben Grael, Nelson Falcão, Marcelo Ferreira, Robert Scheidt e Bruno Prada se tornarem medalhistas olímpicos. Em Roma, disputaram sete regatas, mas nem o argentino nem o tailandês conseguiram se aproximar da briga por medalhas.
Ao final da competição da classe Star em Vela, Mieres superou Bira. O argentino, que competiu ao lado de Victor Fragola, terminou em 17º lugar, duas posições à frente de Bira, que teve como parceiro Bumphen Chomvith em Roma.
Vale ressaltar que Bira e Mieres não foram os únicos pilotos a competir nos Jogos Olímpicos. Nasser Al Attiyah, multicampeão no rali, conquistou a medalha de bronze na prova de Skeet do Tiro Esportivo em Londres 2012. Alessandro Zanardi, bicampeão da Indy, ganhou medalhas de ouro nas Paralimpíadas de Londres 2012 e Rio de Janeiro 2016. Os Jogos Olímpicos de Paris serão realizados de 26 de julho a 11 de agosto.