Revelada cláusula que permite Verstappen ir embora da Red Bull
Não é comum ver o futuro de um tricampeão da Fórmula 1 e com todas as chances de conquistar o tetra, correndo pela melhor equipe e com o melhor carro em dúvida. Mas essa virou a realidade envolvendo o holandês Max Verstappen.
Há apenas alguns meses, era difícil pensar em Max Verstappen pilotando para outra equipe de Fórmula 1 que não fosse a Red Bull Racing em 2025. Com um contrato de longo prazo e um carro dominante à sua disposição, não havia razão para o holandês considerar outras possibilidades. No entanto, a recente disputa interna pelo controle da equipe lançou dúvidas sobre seu futuro.
O pai de Verstappen, Jos, expressou preocupação de que a Red Bull poderia enfrentar problemas se Christian Horner permanecesse como chefe da equipe, levantando questões sobre a permanência do piloto tricampeão caso não houvesse mudanças na liderança.
A ameaça de Verstappen
Na Arábia Saudita, a situação tomou um novo rumo. Verstappen ameaçou deixar a equipe caso o consultor Helmut Marko fosse dispensado. Esta ameaça surgiu durante uma investigação sobre vazamentos de informações para a imprensa, que concluiu que Horner era inocente das acusações feitas por uma funcionária da equipe.
As declarações de Verstappen em Jeddah deixaram claro que seu futuro na Red Bull estava ligado à permanência de Marko. “Deixei bem claro que ele precisa ficar”, disse Verstappen. “Cada um tem seu papel, sempre foi assim.”
Cláusula secreta no contrato do holandês
Embora os contratos na Fórmula 1 sejam geralmente rígidos, algumas vezes contêm cláusulas de rescisão ativáveis por motivos específicos previamente acordados. Menos comum, mas existente, é uma cláusula de saída ligada a mudanças na equipe técnica. Descobriu-se que o contrato de Verstappen inclui uma cláusula que permite sua saída caso Marko seja demitido.
Essa cláusula, aparentemente adicionada posteriormente por Verstappen e Marko sem o conhecimento da Red Bull ou de Horner, sugere uma estratégia para garantir a estabilidade na liderança da equipe. Isso significa que Verstappen tem uma saída fácil da Red Bull, se necessário.
Com essa situação em jogo, equipes como Mercedes e Aston Martin observam atentamente os acontecimentos na Red Bull, pois pode surgir uma oportunidade única de contratar o piloto sensação da Fórmula 1 para a próxima temporada.