Revelada como será a disputa da Fórmula 4 em 2024
No ano em que estreará sua primeira prova no exterior, a Fórmula 4, categoria-escola certificada pela FIA está ampliando as oportunidades de aprendizado para as mais novas promessas do automobilismo sul-americano.
A terceira temporada do BRB Fórmula 4 Brasil, certificado pela FIA, está prestes a começar. O novo ciclo, já consolidado como a principal categoria-escola de monopostos no automobilismo nacional, terá início entre os dias 22 e 24 de março no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, interior de São Paulo, e trará inúmeras novidades para pilotos, equipes e entusiastas das corridas em geral.
Pela primeira vez em sua história, o BRB Fórmula 4 Brasil terá oito etapas em seu calendário. De forma inédita, a categoria viajará para o exterior, competindo na Argentina em outubro.
Outro destaque para 2024 é que as corridas terão uma duração estendida, oferecendo aos jovens pilotos do automobilismo sul-americano mais quilômetros de competição, gerando maior aprendizado e experiência ao volante.
Com cada rodada contendo três corridas, o aumento no número de etapas elevará o total de corridas em 2024 de 18 para 24. Além disso, as corridas terão um tempo estendido. Para a temporada de 2024, as provas 1 e 3 terão duração de 30 minutos, enquanto a segunda corrida da rodada terá 20 minutos.
10 horas de corrida na temporada
Essas mudanças significativas proporcionarão aos competidores cerca de dez horas de corridas durante a temporada de 2024, um aumento significativo em comparação com os dois anos anteriores, nos quais o tempo total de corrida foi de quase sete horas. Isso representa um ganho considerável para o desenvolvimento dos jovens pilotos.
Em relação aos treinos livres e classificação, o formato permanecerá o mesmo para 2024. Sempre às sextas-feiras, serão realizados dois treinos livres, com duração de 40 minutos, além da sessão classificatória, de 20 minutos, que determinará o grid de largada das corridas 1 e 3.
Para a primeira corrida do dia, o grid será determinado pela segunda volta de cada piloto na classificação, enquanto para a terceira corrida do fim de semana, o melhor tempo de cada competidor será considerado para o alinhamento. O grid para a segunda corrida da rodada será determinado pela ordem da primeira corrida, com inversão dos oito primeiros colocados.
O calendário da temporada 2024 inclui seis circuitos diferentes, um feito inédito na história do BRB Fórmula 4 Brasil. A maior novidade será a realização de uma etapa na Argentina, nos dias 5 e 6 de outubro. A rodada de abertura acontecerá no Autódromo Velocitta, que também será palco da terceira etapa do campeonato, em junho.
O principal palco do campeonato será o Autódromo de Interlagos, localizado na Zona Sul de São Paulo. O ‘templo do automobilismo brasileiro’ receberá três etapas do calendário: nos dias 20 e 21 de abril; nos dias 2 e 3 de novembro, pela segunda vez como preliminar da Fórmula 1, e fechará a temporada nos dias 14 e 15 de dezembro.
O circuito também incluirá o Planalto Central: Goiânia sediará novamente o BRB Fórmula 4 Brasil entre 27 e 28 de julho, durante a semana de celebração do aniversário de 50 anos do Autódromo Internacional Ayrton Senna, enquanto Brasília será o local das corridas da categoria-escola nos dias 23 e 24 de novembro.
BRB Fórmula 4 Brasil, temporada 2024
Formato da competição
Oito etapas
24 corridas
16 provas de 30 minutos
8 provas de 20 minutos
Mais de dez horas apenas de corridas
Cronograma da etapa
Sexta-feira
Treino livre 1, 40 minutos
Treino livre 2, 40 minutos
Classificação, 20 minutos
Sábado
Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
Grid definido pela segunda volta mais rápida da classificação
Corrida 2 (20 minutos + 1 volta)
Grid invertido em relação aos oito primeiros colocados da Corrida 1
Domingo
Corrida 3 (30 minutos + 1 volta)
Grid definido pela volta mais rápida da classificação
Calendário da F4:
Etapa / Data / Local
1ª – 24/03 – Velocitta (SP)
2ª – 21/04 – Interlagos (SP)
3ª – 30/06 – Velocitta (SP)
4ª – 28/07 – Goiânia (GO)
5ª – 06/10 – Argentina
6ª – 03/11 – Interlagos (SP)
7ª – 24/11 – Brasília (DF)
8ª – 15/12 – Interlagos (SP)