Revelada conversa do chefão da McLaren com Carlos Sainz sobre 2025
O CEO da McLaren, Zak Brown, revelou abertamente uma conversa que aproveitou para dar conselhos a Carlos Sainz enquanto ele considerava suas opções para a F1 em 2025, prevendo mais vitórias para o futuro.
Com a certeza desde a pré-temporada de que a temporada de 2024 seria a sua última com a Ferrari, que contratou o heptacampeão mundial Lewis Hamilton para 2025, Sainz se tornou uma peça fundamental no mercado de pilotos. Sua decisão sobre a próxima equipe só foi definida durante as férias de verão.
Sainz optou pela Williams como seu próximo desafio, assinando um contrato com a equipe de Grove até o final de 2026, com opções de extensão. O espanhol já havia demonstrado seu talento na McLaren durante suas duas temporadas com a equipe, de 2019 a 2020, antes de se transferir para a Ferrari.
Em uma conversa com a DAZN, Zak Brown revelou que discutiu a decisão de Sainz com ele, aconselhando-o a escolher uma equipe onde se sentisse à vontade e pudesse mostrar suas habilidades. Antes da escolha do espanhol pela Williams, Brown comentou: “Ele é definitivamente um amigo da família. Espero que ele encontre um bom lugar. Ainda é jovem.
“Conversei com ele sobre isso e disse: ‘Seu próximo contrato não será seu último, então vá para um lugar onde você se sinta confortável, onde possa brilhar e veja como a equipe se desenvolve.’”
Nova equipe de Sainz já pensa na temporada 2026
A Williams está focada na nova era regulatória da F1 em 2026, acreditando que esse será o momento em que poderão melhorar significativamente sua sorte, tendo conquistado apenas quatro pontos até agora nesta temporada.
O primeiro ano de Sainz com a Williams pode ser desafiador, mas Brown espera que o piloto aumente seu número de vitórias em Grandes Prêmios no futuro, independentemente da equipe em que isso aconteça.
“Mas, como você sabe, as vagas se abrem rapidamente neste esporte, então tenho certeza de que não veremos Carlos pela última vez no topo da Fórmula 1”, concluiu Brown.
Após assegurar a contratação de Sainz, o chefe da equipe Williams, James Vowles, revelou os dados secretos de peso do FW45 a Sainz, ajudando a selar o acordo.
Em uma entrevista ao podcast F1 Nation, Vowles foi questionado sobre como conseguiu convencer Sainz a se juntar à Williams e respondeu: “Acho que foram vários fatores.
“Compartilhei com ele dados bastante precisos sobre o peso do carro, mostrando onde ele está acima do peso em cada corrida, para que ele pudesse calcular onde o carro se encontraria.
“Isso significa que, para o mundo, estaremos pontuando em praticamente todas as corridas, especialmente no início da temporada.”