Revelada decepção da McLaren envolvendo Fernando Alonso
Fernando Alonso é um dos grandes pilotos da história do automobilismo. Para alegria dos fãs, o espanhol segue na principal categoria da velocidade e de contrato renovado com a Aston Martin. Tantos anos de carreira, não é surpresa que apareçam novas histórias e relatos envolvendo o bicampeão do mundo.
Zak Brown admitiu que é “decepcionante” que a McLaren não tenha tido um “carro melhor” durante a segunda passagem de Fernando Alonso pela equipe na Fórmula 1. Após uma única temporada com o time em 2007, Fernando Alonso, atualmente na Aston Martin, retornou à equipe antes da temporada de 2015, quando a McLaren, sediada em Woking, retomou sua parceria técnica com a Honda.
Foi o período mais frustrante da carreira do bicampeão mundial, com um motor pouco potente e pouco confiável, colocando a McLaren em uma posição de desvantagem.
A McLaren encerrou sua parceria com a Honda no final da temporada de 2017, e uma campanha igualmente insatisfatória com motores Renault em 2018 levou Alonso a se afastar temporariamente do esporte.
O espanhol retornou à F1 após um sabático de dois anos em 2021, e, agora com 43 anos, Alonso acumulou um total de nove pódios com as equipes Alpine (um) e Aston Martin (oito) desde seu retorno.
Parceria de Alonso com a McLaren
Brown, que ingressou na McLaren como diretor executivo em 2016 e se tornou presidente-executivo 18 meses depois, estabeleceu um bom relacionamento com Alonso durante o tempo em que trabalharam juntos, organizando suas duas primeiras participações nas 500 Milhas de Indianápolis em 2017 e 2019.
Alonso também foi autorizado a combinar suas funções na McLaren com uma vaga na equipe do Campeonato Mundial de Endurance da Toyota em 2018, onde conquistou sua primeira vitória nas icônicas 24 Horas de Le Mans. Além disso, representou a operação United Autosports de Brown na Daytona 500.
Em declarações recentes à DAZN Espanha durante o Grande Prêmio da Bélgica, Brown elogiou Alonso como o piloto mais completo com quem já trabalhou.
Ele lamentou que a McLaren, atualmente 42 pontos atrás da Red Bull na classificação de Construtores, com duas vitórias até agora na F1 2024, não tenha conseguido fornecer um carro mais competitivo para Alonso.
Ele disse: “Se eu deixar de lado Lando [Norris] e Oscar [Piastri], porque sou obviamente tendencioso, diria que Fernando Alonso é um talento muito especial.
“Tenho um excelente relacionamento com Fernando. É decepcionante que não tivéssemos um carro melhor enquanto ele corria conosco.
“É incrível vê-lo competir, ele é extremamente inteligente. E vê-lo ainda se destacando no nível em que está, apesar da idade, é fantástico. Ele é ótimo e um grande amigo.”