Revelado o nome do possível novo chefão da equipe Alpine
A equipe Alpine pode passar por uma grande mudança de liderança, com Oliver Oakes, fundador da Hitech, sendo cogitado para substituir Bruno Famin como chefe da equipe na Fórmula 1. Famin assumiu o cargo interinamente após o GP da Bélgica em 2023 e foi efetivado no início da temporada atual.
Além de sua função como chefe de equipe, Famin também é Vice-Presidente de Motorsport e líder da divisão de motores Viry. No entanto, a temporada de 2024 tem sido desafiadora para a Alpine, que começou o ano com um carro pouco competitivo e atualmente ocupa o oitavo lugar no campeonato de construtores, com apenas nove pontos.
Briatore chegou fazendo mudanças
A possível substituição de Famin por Oakes segue a intervenção do CEO do Grupo Renault, Luca de Meo, que trouxe Flavio Briatore como consultor. Briatore implementou mudanças significativas, incluindo a decisão de abandonar os motores Renault em favor dos da Mercedes, algo que estava previsto para 2026, mas que pode ocorrer já em 2025.
Oliver Oakes, cuja equipe Hitech compete nas categorias de base da Fórmula 1, como F2 e F3, desde 2015, poderia ser uma escolha surpreendente para liderar a Alpine. Com uma carreira inicial como piloto e experiência no programa júnior da Red Bull, Oakes possui um histórico sólido no automobilismo.
Essa movimentação pode sinalizar o início de um processo de venda da equipe Alpine, com a Renault considerando a possibilidade de se retirar da Fórmula 1 em um momento de dificuldades financeiras.