Rubinho chegou “um ano atrasado” e perdeu a grande chance de ser campeão pela Ferrari
Na temporada de 2000, a Ferrari escolheu Rubinho Barrichello para poder ser seu segundo piloto, ao lado de Michael Schumacher que ainda não tinha conquistado nenhum título da categoria. Com essa dupla, os italianos conseguiram ter grande sucesso até o ano de 2004, quando o alemão conquistou os títulos de pilotos entre 2000 a 2004 e a equipe venceu a competiçao de construtores neste mesmo período.
Rubinho nunca chegou ter a chance de conseguiu lutar pelo título da F1, já que a Ferrari favorecia o alemão, que era o seu primeiro piloto. Porém, caso ele tivesse sido contratado para a temporada de 1999, Rubinho poderia ter tido a chance de conseguir conquistar o Mundial de Pilotos. O motivo para isso se deve ao acidente que Schumacher sofreu nesse ano, que o tirou de grande parte da temporada.
Rubinho poderia ter conquistado o título da F1 na temporada de 1999
No Grande Prêmio da Inglaterra de 1999, Michael Schumacher sofreu um gravíssimo acidente. Por conta disso, ele precisou ficar de fora de grande parte da temporada, o que lhe tirou todas as chances de conseguir conquistar o título, que seria o seu primeiro pela equipe italiana. Naquela época, o seu companheiro de equipe era Eddie Irvine, que se tornou o nome principal dos italianos para a conquista do títulos.
Porém, o Irlandês não conseguiu ter sucesso em sua caçada e teve de se contentar com o vice-campeonato. Caso Rubinho já estivesse na equipe nesta época, ele poderia ter conseguido o título da categoria. Curiosamente, o brasileiro conseguiu a vaga pois Irvine decidiu buscar novos ares, já que ele estava farto de ser segundo piloto.