Sim de chefão é revelado e Bortoleto pode arrumar as malas rumo à Fórmula 1
A decisão de Carlos Sainz de se juntar à Williams a partir de 2025 reduziu as opções da Sauber para a próxima temporada, especialmente com a chegada da Audi prevista para 2026. O espanhol, que está deixando a Ferrari para dar lugar a Lewis Hamilton, era a principal escolha da montadora alemã, mas optou por um projeto que, inicialmente, parecia mais seguro e em crescimento na Fórmula 1.
Como resultado, a Audi começou a considerar outros nomes para acompanhar Nico Hülkenberg. Segundo o site italiano Formu1a Uno, Gabriel Bortoleto tem sim o nome na lista, dos candidatos do novo chefe da equipe, Mattia Binotto.
Brasileiro indo bem na Fórmula 2
O brasileiro tem se destacado em seu primeiro ano na Fórmula 2. Na sua estreia na categoria, Bortoleto ocupa a segunda posição no Mundial de Pilotos, atrás apenas do franco-argelino Isack Hadjar, da academia da Red Bull e que compete pela Campos. Bortoleto está bem à frente de Andrea Kimi Antonelli, da Prema, que atualmente está em quinto lugar e é um dos favoritos para assumir o assento de Lewis Hamilton na Mercedes.
Após conquistar o campeonato da Fórmula 3 no ano passado, demonstrando todo seu potencial e dominando a concorrência, Gabriel Bortoleto não apenas assegurou sua promoção para a Fórmula 2, mas também foi integrado ao programa de desenvolvimento da McLaren, ao lado de Pato O’Ward e Ugo Ugochukwu. No entanto, sua possível integração a outro projeto dependerá também de Zak Brown, CEO da equipe de Woking.
Segundo o Formu1a Uno, a lista de candidatos de Mattia Binotto para o projeto da Audi inclui outros nomes, como Robert Schwartzman, piloto da Ferrari no Mundial de Endurance (WEC), e a possível manutenção de Valtteri Bottas na equipe de Hinwil. Outros dois nomes também estão sendo considerados, embora com menos probabilidade neste momento: Daniel Ricciardo, que permanece na RB até o final do ano, e Mick Schumacher, piloto de testes da Mercedes e da Alpine no WEC.
Além disso, a Sauber possui uma academia de pilotos com outros nomes que já foram considerados para a vaga, como Théo Pourchaire e Zane Maloney, este último, que também realizará testes na Indy com a RLL.
Se as especulações sobre Bortoleto se confirmarem, a Fórmula 1 de 2025 pode ter quatro novatos no grid: além de Oliver Bearman, já confirmado na Haas, Jack Doohan está a caminho de ser anunciado na Alpine ao lado de Pierre Gasly, e Andrea Kimi Antonelli deve se juntar à Mercedes, ao lado de George Russell.