Surge alternativa para polêmica envolvendo nova regra no GP de Mônaco
Um dos prêmios mais chatos da história, segundo os fãs e até alguns pilotos, é o GP de Mônaco. Considerado uma das pistas mais sonolentas, pelo fato de haver muitas curvas, o GP pode ter novas regras de paradas obrigatórias para esta temporada na Fórmula 1. De acordo com a FIA, agora serão duas paradas.
De acordo com o ex-piloto de F1 Jolyon Palmer, comentou que as paradas obrigatórias podem não ser bem o problema do GP. “O problema é que, em comparação com o Catar, não acho que todos necessariamente conseguirão acelerar na parte mais irregular da corrida, porque depende muito do trânsito”, comentou.
O ex-piloto aborda que o real problema estava no regulamento da bandeira vermelha, que na temporada passada significava que os pilotos entraram no pit lane. No GP de Mônaco, ao final da volta 1, após acidente de Sergio Pérez e Kevin Magnussen, todos os pilotos puderam trocar os compostos, o que não resultou em outra parada.
Dessa forma, houve quatro ultrapassagens em toda corrida. Assim, Jolyon comenta que “talvez as regras da bandeira vermelha precisem de ajustes em vez das regras dos dois pit stops.”
Já de acordo com a FIA, “o Conselho Mundial de Automobilismo da FIA analisou uma proposta referente à implementação de uma estratégia obrigatória de 2 paradas (em condições secas e molhadas) para o GP de Mônaco, com a intenção principal de melhorar o espetáculo esportivo desta corrida, dada a notável dificuldade de ultrapassagem neste circuito.”
Temporada 2025 terá mais mudanças
A temporada 2026 vai marcar a entrada de um novo amplo regulamento na F1. O fim do ponto extra ao piloto que fizesse a volta mais rápida da corrida acabou. Agora serão outras estratégias entre as equipes para pontuarem.
Outra mudança notável é a refrigeração do piloto dentro do cockpit. Eles terão são coletes antichamas que permitirão refrescar o corpo do piloto com líquidos frios. A expectativa é alta para 2025!