Templo histórico da F1 pode receber etapa da Fórmula E
Em busca de expandir para novos circuitos e se adaptar à chegada do Gen4 em 2026, a Fórmula E está em negociações para realizar corridas em um local altamente reconhecido pelos entusiastas do automobilismo em todo o mundo.
Estamos falando de Silverstone, famoso palco do GP da Inglaterra de Fórmula 1 e local que sediou a primeira corrida da principal categoria do automobilismo em 1950. A corrida substituiria o eP de Londres, realizado na ExCel Arena desde 2021, e a categoria já está considerando uma possível data para o mês de abril.
Segundo informações do portal inglês The Race, uma das principais razões para a mudança da Fórmula E é a necessidade de se preparar para acomodar os carros da próxima geração. Com 600 kW de potência e tração também no eixo dianteiro, que atualmente é utilizado apenas para regeneração de energia.
Os circuitos mais estreitos podem representar riscos potenciais para os pilotos e impedir que os monopostos alcancem seu desempenho máximo.
Atual circuito é um dos mais estreitos do calendário
Londres, que sedia o encerramento da temporada da Fórmula E em 2024, é reconhecida por ser um dos circuitos mais estreitos do calendário. Apesar de várias obras de expansão realizadas na ExCel Arena.
Mas existe a percepção de que a estrutura atingiu seu limite e não seria capaz de acomodar de forma segura os carros da próxima geração, que serão consideravelmente mais potentes que os atuais. Além disso, existe a preocupação em proporcionar corridas emocionantes, algo que tem sido um desafio na capital inglesa.
Há uma forte possibilidade de que o eP de Londres de 2024 seja o último realizado na ExCel Arena para a Fórmula E. No entanto, a categoria está determinada a manter uma presença na Inglaterra, o que levou à busca por novos locais e Silverstone emerge como o favorito, embora a pista de Brands Hatch também tenha sido considerada.