Três pilotos que NÃO concordaram com a saída de Liam Lawson da Red Bull
Uma simples curtida no Instagram por parte de Max Verstappen disse muito sobre o que ele pensa a respeito do rebaixamento de Liam Lawson na Red Bull.
Desde então, o neozelandês tem recebido ainda mais apoio, com nomes como Pierre Gasly, Nico Hulkenberg e Oscar Piastri interagindo com uma publicação que classificou a decisão da Red Bull como algo “próximo de bullying ou um ato de pânico”.
Rebaixamento de Liam Lawson gera desaprovação entre os pilotos da F1?
A postagem em questão veio do ex-piloto de F1 da Caterham, Giedo van der Garde, que usou o Instagram após a confirmação de que Lawson retornaria à Racing Bulls no GP do Japão, enquanto Yuki Tsunoda assumiria seu lugar na equipe principal.
Van der Garde criticou a decisão, afirmando:
“Estou ficando um pouco cansado dos comentários de que a F1 é o esporte mais difícil em termos de desempenho e que, quando você não entrega, deve enfrentar as consequências.
Sim, você precisa performar. Sim, a pressão é insana.
Mas, na minha opinião, isso se aproxima mais de bullying ou de um movimento de pânico do que de uma decisão baseada no mérito esportivo. A Red Bull tomou uma decisão completamente consciente e deu a Liam apenas duas corridas para, no fim, esmagar seu espírito.
Não podemos ignorar a dedicação, o trabalho árduo e o sucesso que Liam teve até aqui para chegar à F1.
Lembro-me do meu próprio sangue, suor e lágrimas para alcançar esse nível – sem falar em pilotar por uma equipe de ponta.
Sim, ele teve dificuldades nas primeiras duas corridas, mas ninguém sabe disso melhor do que ele próprio. Talvez ele mesmo tenha reconhecido isso, mas, se não, desejo a Liam toda a força e coragem para voltar ao grid.
Confie em si mesmo, levante a cabeça e mostre que eles estão errados.”
A publicação ganhou ainda mais repercussão quando Verstappen deixou sua curtida, reforçando a teoria de que o tricampeão não aprovou a mudança na equipe. Pouco depois, Pierre Gasly também demonstrou apoio – algo que não surpreende, já que ele próprio foi rebaixado da Red Bull em 2019 após meia temporada ao lado de Verstappen.
Nico Hulkenberg, da Sauber, também interagiu com a postagem, assim como Oscar Piastri, da McLaren, que posteriormente removeu sua curtida. Outro nome notável foi Jean-Éric Vergne, bicampeão da Fórmula E e ex-piloto da Toro Rosso, que também passou pelo sistema da Red Bull.
Com a mudança, Tsunoda fará sua estreia pela Red Bull diante de sua torcida em Suzuka, um circuito onde Lawson já competiu e conhece bem.