Urgente: Piloto da McLaren sofre acidente e está FORA da abertura da temporada
2024 está apenas começando, mas para o verdadeiro fã do automobilismo o ano começa de verdade com as principais categorias da velocidade entrando novamente em ação. Porém, uma notícia confirmada nessa tarde, envolvendo uma jovem promessa das pistas, pegou muito torcedor de surpresa.
Na tarde desta quarta (14), a McLaren anunciou que David Malukas está oficialmente fora do GP de St. Pete, que marca o início da temporada da Fórmula Indy, no próximo dia 10 de março. O piloto norte-americano sofreu um acidente de mountain bike e passou por uma cirurgia na terça (13), devido a uma lesão ligamentar no punho esquerdo.
Segundo a equipe, o tempo de recuperação estimado é de seis semanas após a remoção dos pontos, prevista para o dia 22 de fevereiro. Portanto, é provável que Malukas também não participe da corrida All-Star em Palm Springs, agendada para o dia 24 de março.
“Me sinto horrível pela equipe, que trabalhou tanto para se preparar para a nossa primeira temporada juntos. Vou trabalhar duro para voltar o mais rápido possível. Mal posso esperar para correr com a equipe papaya”, relatou Malukas em comunicado oficial.
McLaren ainda não sabe se terá um substituto
Durante a próxima semana, a McLaren realizará atividades com o sistema de propulsão híbrida da Chevrolet. Poucos dias depois, a equipe partirá para Sebring, onde participará de um programa completo de treinos.
Se a recuperação de Malukas levar mais de um mês, a McLaren ainda não confirmou se irá buscar um substituto para o piloto em St. Pete. No entanto, nomes como Callum Ilott, Conor Daly e Jack Harvey, que competiram em tempo integral na Indy em 2023, surgem como possíveis substitutos.
Antes de ser anunciado como piloto da McLaren em setembro do ano passado, Malukas competiu por duas temporadas na equipe Dale Coyne. Em 2023, ele terminou o ano em 17º lugar no campeonato, com seu melhor resultado sendo um terceiro lugar em Gateway.