Valentino Rossi traz comparação interessante entre Max Verstappen e Francesco Bagnaia
Francesco Bagnaia conquistou sua sétima vitória na temporada 2024 da MotoGP no último fim de semana, no Grande Prêmio da Áustria. Ele e Jorge Martín, ambos pilotando motos Ducati, estão dominando a competição, e Valentino Rossi também reconhece essa superioridade. O heptacampeão da MotoGP elogia o desenvolvimento de Martín nos últimos anos, mas compara Bagnaia ao tricampeão da Fórmula 1, Max Verstappen.
Bagnaia igualou a disputa pelo título com Martín e imediatamente deixou o espanhol cinco pontos atrás na corrida pelo campeonato.
Bagnaia é comparado a Verstappen pelo atual piloto do WEC: “Ele tem uma velocidade incrível em uma volta e está sempre competitivo desde a largada. Isso é crucial e é algo que campeões como Verstappen fazem na Fórmula 1. Não é fácil manter sempre um bom começo; às vezes você comete erros, mas ele está sempre lá. E ele é incrivelmente rápido.”
Agressividade destacada
Rossi reconhece que Bagnaia tem um desempenho excepcional sob pressão, mas destaca sua principal força: “Ele é agressivo, mas não é um piloto sujo. Corre de forma limpa, mas não é apático. É a combinação perfeita de agressividade e malícia. Ele controla a Ducati na frenagem, mesmo com pneus desgastados, e não comete erros.”
Após a corrida de sprint na Áustria, Martín e Bagnaia estavam empatados, mas na corrida principal, Bagnaia assumiu a liderança isolada. A diferença, no entanto, ainda é muito pequena, e Rossi não ficaria surpreso se essa disputa continuasse até o final da temporada.
“Há uma boa chance disso acontecer. Muito dependerá da dinâmica das corridas,” explicou Rossi. “Bagnaia já recuperou muitos pontos, pois estava 44 pontos atrás. Agora ele conseguiu alcançar Martín. De qualquer forma, será uma luta interessante porque Martín é um piloto muito rápido, com poucos erros e boas largadas. Esses fatores são cruciais na MotoGP de hoje, então a disputa será acirrada até o fim.”
“Antes da pausa de verão, Pecco estava em uma posição melhor, tendo o alcançado e ultrapassado. Mas mesmo com a mudança para outra equipe no próximo ano, Martín conseguiu recuperar a liderança após as férias,” acrescentou Rossi, concordando que Martín e Bagnaia são atualmente as principais referências na MotoGP.