Valtteri Bottas ganha presente inesperado para seguir pilotando na Fórmula 1
Ao analisar a classificação do Campeonato Mundial de Pilotos de F1 durante as férias de verão, nota-se que Valtteri Bottas ocupa infelizmente a última posição. Um desfecho de carreira que nem o finlandês nem a Sauber (que confiaram nele nos últimos três anos) esperavam.
No entanto, com a inesperada decisão de Carlos Sainz assinar com a Williams e Esteban Ocon se mudando para a Haas, restam poucos nomes de destaque no mercado. Com isso, é possível que Bottas tenha ganho um presentão com esses movimentos e até permaneça na equipe Hinwil, mesmo após ter sido questionado pelo representante da equipe, Alessandro Alunni Bravi.
O colega de corrida Scott Mitchell-Malm relatou que a opção mais provável para Bottas agora é a de permanência: “Parece bastante provável que Bottas, contra todas as expectativas considerando sua situação de algumas semanas atrás, renovará seu contrato. Ainda estou sinceramente convencido de que, se não houvesse a mudança de liderança, se Andreas Seidl ainda estivesse na equipe e Binotto não tivesse chegado, eu não estaria tão seguro de que Bottas renovaria.”
Pior equipe da temporada até aqui
A Sauber é, de longe, a pior equipe do primeiro semestre de 2024. A equipe parece precisar de mais experiência para se recuperar, algo que já está sendo fornecido por Nico Hülkenberg. No entanto, pode ser necessário um elemento de continuidade após as grandes mudanças, que incluíram a saída de Andreas Seidl e Oliver Hoffmann e a entrada de Mattia Binotto como chefe do projeto F1.
Não há muitas equipes alternativas disponíveis para a temporada de 2025. Com Logan Sargeant e Kevin Magnussen fora de cena (ambos com foco nos Estados Unidos) e Daniel Ricciardo excluído (já que ele só concordou em correr pela Red Bull com a perspectiva de pilotar para a equipe), os principais pilotos disponíveis são Bottas e Guanyu Zhou.
As equipes Alpine e Sauber estão à procura de novos pilotos; a Red Bull pode renovar com Ricciardo ou promover jovens da sua academia, enquanto a Mercedes tentará contratar Max Verstappen ou lançar Andrea Kimi Antonelli.
Ambas as equipes têm jovens talentos que podem estrear, como Jack Doohan e Theo Pourchaire. Portanto, Zhou, ex-academia da Alpine, e Bottas terão que competir com esses jovens para garantir suas vagas em 2025.