Valtteri Bottas tem retorno confirmado na Fórmula 1 pela McLaren
Valtteri Bottas voltou a atuar como piloto de Fórmula 1 pela primeira vez desde que perdeu sua vaga de titular. O piloto finlandês saiu do grid após a temporada de 2024, quando a Stake contratou o campeão de F2, Gabriel Bortoleto, para ser companheiro de Nico Hülkenberg. No entanto, o finlandês retornou à Mercedes como piloto reserva para George Russell e Kimi Antonelli.
Ele esteve presente nos dois primeiros Grandes Prêmios da temporada, na Austrália e na China, e está disponível para qualquer equipe cliente da Mercedes, caso haja a necessidade de um piloto reserva devido a lesão ou doença de um piloto regular.
Por essa razão, Bottas está realizando um teste de familiarização no TPC (Teste de Carros Anteriores) em Barcelona para a McLaren — uma das clientes da Mercedes, conforme confirmado por um porta-voz da Mercedes ao site RacingNews365.
Bottas está pilotando a MCL60 de 2023 para se acostumar com os sistemas e procedimentos da McLaren, caso seja necessário substituírem Lando Norris ou Oscar Piastri.
Antigo responsável pelos testes tem compromisso com a Indy
Em 2024, o piloto reserva da McLaren era o astro da IndyCar, Pato O’Ward, mas o comprometimento de O’Ward com a IndyCar pode deixá-lo indisponível para substituir qualquer piloto caso haja um conflito de agenda em algum Grande Prêmio.
A Williams também pode contar com Bottas, caso necessário, já que é outro cliente da Mercedes, enquanto a Aston Martin, a quarta equipe, já tem suas próprias opções de reservas, com Felipe Drugovich pronto para substituir Fernando Alonso ou Lance Stroll.
Acredita-se que os planos para Bottas testar e qualificar pela Mercedes em algum momento deste ano ainda estejam sendo discutidos, embora nenhuma decisão definitiva tenha sido tomada.