Verdade vem à tona e Lando Norris é “absolvido” de culpa na McLaren
Lando Norris apesar de ter conquistado a tão sonhada vitória no GP de Miami, convive com algumas críticas em sua primeira temporada como real postulante ao título mundial. Uma dessas críticas diz respeito as largadas do britânico quando sai na Pole Position. Mas, sobre a perda da liderança no GP da Hungria, a McLaren trouxe a tona uma revelação.
A McLaren confirmou que Lando Norris enfrentou uma “pequena falha” mecânica durante a largada no GP da Hungria do último fim de semana. Apesar de ter conquistado a pole-position em Hungaroring, o britânico teve uma largada ruim, perdendo a liderança para o companheiro de equipe Oscar Piastri e também sendo ultrapassado por Max Verstappen, da Red Bull. No entanto, o holandês devolveu a segunda posição a Norris ao ser informado de que estava sendo investigado pela ultrapassagem.
No final, Piastri conseguiu sua primeira vitória na Fórmula 1 depois que Norris foi instruído a ceder a posição após a equipe realizar um undercut no australiano. Após a corrida, conforme relatado pelo site Race Fans, a equipe confirmou que o carro #4 de Norris “teve uma pequena falha ao engatar a segunda marcha durante a aceleração da pole”.
Perda da liderança em todas as oportunidades
Apesar da falha técnica, é importante notar que Norris não conseguiu manter a primeira posição em nenhuma das cinco corridas em que largou na frente na Fórmula 1. Isso inclui sua primeira pole no GP da Rússia de 2021, e no GP da Espanha deste ano, onde atribuiu a derrota para Verstappen à largada ruim. O britânico também perdeu a liderança na corrida sprint deste ano no GP da China e na prova curta do GP do Brasil do ano passado.
Sobre a corrida na Hungria, Norris reconheceu que não merecia vencer e elogiou o desempenho de Piastri. “Tornamos a vida um pouco mais difícil para nós hoje ao me trazer primeiro aos boxes. Mas a McLaren tomou a decisão certa, porque, novamente, eu deveria estar na liderança após a largada, e o Oscar fez um trabalho melhor. Não merecia vencer, e também não consegui. Estou em paz com isso”, afirmou.
“Tivemos um fim de semana fantástico como equipe. Estávamos com o carro mais rápido durante todo o fim de semana, ocupamos a primeira linha do grid e conseguimos uma dobradinha. Não poderia ser melhor”, finalizou o piloto.