Williams pode se dar bem e conseguir “novo Hamilton” para correr na equipe em 2025
A Mercedes está considerando a possibilidade de colocar aquele que para muitos é o “Novo Lewis Hamiton” para correr em uma outra equipe da Fórmula 1: a Williams. Isso pode acontecer já na próxima temporada da categoria em 2025.
Estamos falando da nova joia da equipe alemã, Andrea Kimi Antonelli, apontado por muitos como o sucessor de Hamilton na Mercedes, já que o heptacampeão mundial está de malas prontas para a Ferrari. No entanto, há um obstáculo: o piloto tem apenas 17 anos e, portanto, ainda não pode obter a superlicença obrigatória da FIA para competir na categoria.
De acordo com rumores, a Williams estaria disposta a solicitar uma exceção para Antonelli correr em 2025. A jovem promessa italiana já completou dois dias de testes com a Mercedes em um W12 de 2021 na Áustria, e novos testes com um W13 de 2022 estão agendados.
Mercedes não esconde um medo com Antonelli
Apesar do interesse, a própria Mercedes teme que a estreia de Antonelli na F1 seja muito precoce, segundo o jornalista Joe Saward. Por isso, o plano seria dar experiência ao piloto em uma equipe menor antes de uma possível chegada à Mercedes em 2026. O empréstimo para a Williams, que está buscando um substituto para Logan Sargeant, surge como uma alternativa.
Por enquanto, Antonelli está fazendo sua primeira temporada na Fórmula 2 e só atingirá a idade mínima para a superlicença no final de agosto, quando completar 18 anos.
A Williams poderia tentar uma exceção junto à FIA para ter o piloto ainda nesta temporada, mas, por outro lado, pode ser melhor deixá-lo completar este ano na F2. Além disso, o pedido de exceção é mais comum para pilotos que não atingem a pontuação necessária para a superlicença, e conseguir uma exceção por idade parece ser um caminho mais complicado.