Confirmado: sistema de pontuação será alterado na Fórmula 1
Acabou a vantagem! A Fórmula 1 divulgou novas regras para a temporada de 2025 e surpreendeu muitos pilotos e fãs nesta tarde. O novo sistema de pontuação da maior competição de automobilismo do mundo não terá mais ponto extra para o piloto que fizer a volta mais rápida.
A decisão partiu do princípio de que em alguns casos os pilotos em determinadas circunstâncias eram favorecidos com o ponto extra sem muito esforço. Por exemplo, muitos se beneficiaram pela vantagem confortável no campeonato e assim, podiam brigar “apenas” pela vantagem do ponto extra. Em outros casos, pilotos que conseguiam parar nos boxes sem perder posição também eram favorecidos.
Em outras ocasiões, pilotos fora do top 10 paravam no fim da corrida para impedir que um adversário levasse o ponto extra na corrida. No GP de Singapura na temporada de 2024 mostrou Daniel Ricciardo (na época pela VCARB) conseguiu tirar o ponto extra de Lando Norris, que brigava diretamente pelo título contra Max Verstappen.
Diante da polêmica, a Fórmula 1 decidiu encerrar o ponto extra. “Desde 2019, um piloto que terminasse entre os 1 primeiros podia ganhar um ponto bônus ao registrar a volta mais rápida da corrida,” explicou a F1 em relatório divulgado.
Equipes comentam retirada do ponto extra
Alguns CEOs e diretores de escuderias da Fórmula 1 foram firmes ao dizer que o ponto extra “não fazia sentido”. Foi o caso de George Russel, piloto da Mercedes que declarou que sempre achou “o ponto pela volta mais rápida era meio sem sentido”. Ele ainda exemplificou o caso: “Normalmente, ia para um piloto que estava tendo uma corrida difícil dentro do top 10, parava para colocar pneus novos e ganhava o ponto extra.”
O CEO da McLaren, Zak Brown anteriormente dissera que “provavelmente não seria a última [vez]”, se referindo à tática de equipes retirarem pontos estratégicos de pilotos que brigavam pelo título.