Diretor da Red Bull acusa trapaça aplicada por Ferrari e McLaren na pré-temporada
No ano passado, a Federação Internacional interveio para proibir o mini-DRS utilizado pela McLaren, uma tecnologia que visava reduzir o arrasto aerodinâmico e aumentar a velocidade máxima ao explorar a deformação nas laterais do flap móvel em altas velocidades, replicando assim o efeito do DRS com benefícios claros.
O jornal Race levantou algumas preocupações dentro do paddock, mencionando que certas equipes poderiam estar apresentando, nas imagens de vídeo, uma flexibilidade suspeita nas asas traseiras. Dois pontos específicos foram destacados: um seria a rotação para trás de toda a estrutura da asa, e o outro, mais parecido com a solução da McLaren para 2024, envolvia o efeito nas laterais do flap móvel em linha reta.
Equipes estariam utilizando o recurso?
O diretor técnico da Red Bull, Pierre Waché, apontou duas equipes em particular: “Acho que a Ferrari e a McLaren ainda estão utilizando o mini-DRS.” Segundo o The Race, é esperado que, perto do primeiro GP, o da Austrália, o assunto seja analisado pelas equipes e discutido com a Federação.
Waché confirma: “Será um tema de debate, é bem visível.”