Ex-Fórmula 1, Antônio Giovinazzi garante festa para o torcedor da Ferrari
É oficial: o Mundial de Endurance (WEC) começou nesta quinta-feira (27)! Os fãs puderam conferir os primeiros passos no circuito de Lusail, com a classificação para os 1.812 km do Catar. O destaque foi Antonio Giovinazzi que conquistou a pole-position nos momentos finais.
As decepções ficaram a cargo da Porsche Penske, com Julien Andlauer e Kévin Estre, respectivamente #5 e #6 além do Toyota #8, com Brendon Hartley. Quem esperava uma corrida tranquila, não foi isso que aconteceu, visto que a Ferrari enfrentou dificuldades com os carros de Maranello.
A dez minutos para o fim da prova, o BMW #15 de Dris Vanthoor liderava a corrida com 1min38s495 e ficou muito próximo de levar a posição de honra da abertura do certame. Foi então que Giovinazzi cravou 1min38s359 no cronômetro na volta final.
A Ferrari ainda garantiu a terceira posição com Antonio Fuoco com a 499 #50, a 0s333 atrás do companheiro do cavalo vermelho. Destaque também para a Jota, que manteve dois carros da Cadillac em 4° e 5° lugar na disputa. Escuderia essa que deve estar na Fórmula 1 em 2026.
McLaren domina LMGT3 no Catar
Na classe LMGT3, a McLaren dominou as pistas e conseguiu um 1-2 no Catar. Sean Gelael cravou 1min54s239, enquanto Finn Gehrsitz colocou o Akkodis #78 na terceira colocação. A sexta posição também foi guiada pela equipe, com o Akkodis #87 de Clemens Schimid.
O brasileiro Dudu Barrichello surgiu apenas no 12° lugar com a Aston Martin #10. Outro brasileiro na disputa do campeonato mundial é Augusto Farfus, que ficou em 14°.
A etapa do Catar acontece nesta sexta-feira (28) com transmissão ao vivo pela BandSports às 8 horas – horário de Brasília. Tanto a classificação quanto o treino livre aconteceram nesta quinta (27) às 6h e 11h, respectivamente. Resta aguardar quem serão os primeiros a se destacarem na WEC.